terça-feira, 25 de janeiro de 2022

CPFL É CONTROLADA PELA CHINESA STATE GRID


 SÃO PAULO — O grupo CPFL Energia, controlado pela chinesa State Grid, venceu o leilão da gaúcha Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-T), realizado nesta sexta-feira, na sede da B3, em São Paulo. O governo do Rio Grande do Sul vendeu 66% das ações da empresa.

A proposta vencedora foi de R$ 2,67 bilhões, o que representou um ágio de 57,13% em relação ao preço mínimo de R$ 1,7 bilhão previsto no edital. Energisa e MEZ Energia também fizeram propostas durante a disputa em viva-voz.

Além desses grupos, apresentaram ofertas ainda outras três companhias que não se classificaram para a etapa de viva-voz: a Infraestrutura e Energia (Cymi), a Cteep e a CL RJ 004 Transmissora de Energia.

A Eletrobras também é sócia da CEEE-T, com 32,65% das ações, ao lado do governo do Rio Grande do Sul.

Com a vitória, a CPFL assumirá o controle da estatal que opera 6 mil quilômetros de linhas de transmissão e mais de 50 subestações. O interesse da empresa no leilão já era esperado devido à proximidade com outros ativos da companhia.

Hoje, a empresa tem duas concessões de transmissão, arrematadas no fim de 2018, nos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, a companhia opera a RGE, distribuidora gaúcha de energia, o que deverá garantir sinergias com a nova operação.


O grupo também tem uma forte atuação em geração e distribuição, especialmente em São Paulo.

A venda da CEEE-T faz parte de uma série de privatizações que vêm sendo conduzidas pelo governo do Rio Grande do Sul.

O estado planeja desestatizar a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) e vender o controle da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), por meio de uma oferta inicial pública de ações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEIROS

 Porteiros podem ter direito a 30% de adicional por insalubridade:              A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público d...