domingo, 31 de outubro de 2021

SISTEMA IMUNOLOGICO


 Leucócitos: estes são os principais agentes de defesa do organismo, conhecidos como glóbulos brancos. Produzidos pela medula óssea, existem vários subtipos de leucócitos, como os monócitos, linfócitos e plasmócitos;

Anticorpos: anticorpos são um tipo de molécula, produzidos pelos plasmócitos citados anteriormente, eles se unem aos antígenos, agentes causadores de doenças, e com isso neutralizam sua ação, basicamente provocando uma reação diferente no organismo, sem risco para a saúde;

Órgãos linfóides: por fim, os órgãos linfóides são tecidos com grande concentração de linfócitos. São divididos entre os centrais, como a medula óssea, e periféricos, como baço, tonsilas e apêndice.


Parte do corpo Sintomas apresentados com frequência

Boca Herpes, estomatites, aftas, amigdalites, etc.


Pele Infecções, manchas, abscessos e erupções cutâneas.


Ouvido Otites (inflamação do canal auditivo).


Sistema respiratório Gripes e resfriados.


Genitais Herpes e reações alérgicas.


Além dessas manifestações, também é possível acrescentar sintomas como náusea, vômito e diarreia, sobretudo com frequência ou associados a alguns dos sinais apresentados anteriormente.


Alimentação nutritiva e suplementação


Através da alimentação, podemos fornecer ao nosso organismo uma série de nutrientes e vitaminas que contribuem para um sistema imunológico forte. Temos por exemplo a vitamina C, presente em frutas cítricas, o ácido fólico, encontrado em vegetais escuros como couve e brócolis, e o licopeno, poderoso antioxidante presente nos tomates.




Caso você não consiga os nutrientes essenciais através da alimentação, uma boa alternativa é o consumo de suplementos vitamínicos, que complementam a dieta e fornecem os níveis que faltam das vitaminas e minerais.




Prática de atividades físicas


Exercícios físicos, na medida certa, atuam na redução do estresse, estimulam o corpo a produzir os anticorpos e liberam endorfina, uma molécula que aumenta a sensação de alegria e bem-estar, entre outros benefícios.




Banho de sol


Tomar banho de sol por cerca de 15 minutos é o suficiente para estimular a produção de vitamina D, essencial para o nosso organismo.




Rotina de sono saudável


Uma boa noite de sono é essencial para manter o sistema imunológico forte, pois evita o desgaste e permite ao organismo se recuperar das atividades do dia. Por isso, dormir ao menos 8 horas por dia é o ideal.




Beber água


A ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia é indicada para manter um ser humano adulto saudável, auxiliando o organismo a se manter livre de impurezas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEIROS

 Porteiros podem ter direito a 30% de adicional por insalubridade:              A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público d...