domingo, 21 de janeiro de 2024

PORTEIROS

 Porteiros podem ter direito a 30% de adicional por insalubridade:             


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1142/22, pelo qual os porteiros terão direito ao adicional de periculosidade. O texto inclui o dispositivo na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com previsão de um valor equivalente a 30% do salário.


Depois de fazer ajuste na proposta, o relator, deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), recomendou a aprovação. “É flagrante a injustiça com os porteiros, pois outros profissionais há muito foram contemplados com adicional de periculosidade por riscos inerentes ao ambiente de trabalho”, afirmou.


Atualmente, a CLT já prevê o adicional de periculosidade nas situações em que há risco acentuado em virtude de exposição permanente a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; de roubos ou de violência física nas atividades de segurança pessoal ou patrimonial; e para aqueles que usam motocicletas no trabalho.


Porteiros podem ter direito a 30% de adicional por insalubridade.                  “As mudanças ocorridas no ambiente de trabalho dos porteiros não se refletiram na proteção ou na compensação de riscos inerentes à atividade”, disse o autor da proposta, deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE). “Diariamente são veiculados casos de assaltos em edifícios, inclusive com utilização de armas de fogo”, continuou

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Atuação da Serotonina


Atuação da Serotonina:
 Receptores da Serotonina. Após ser produzida, seja no SNC ou seja no trato gastrointestinal, a serotonina é liberada e atua em seus receptores, os receptores de 5 – HT. São vários, cerca de 7 famílias de receptores 5-HT1, 5-HT2, 5-HT3, 5-HT4, 5-HT5, 5-HT6 e 5-HT7.



Serotonina
A serotonina é um neurotransmissor que está relacionado à sensação de bem-estar e satisfação.
Fórmula molecular e molécula química da serotonina.
A serotonina é uma substância química responsável por transmitir informações entre os neurônios.

A serotonina é um neurotransmissor que, quando em níveis adequados, promove bom-humor, sensação de felicidade, sono regular, tolerância à dor, à frustração, funcionando como um escudo antiestresse.

A maior parte da serotonina é produzida no intestino. Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e um bom consumo de água para o equilíbrio da flora intestinal.



Resumo sobre serotonina

A serotonina é um neurotransmissor, substância química responsável por transmitir as informações entre os neurônios (células nervosas).
A maior parte da serotonina é sintetizada pelas células enterocromafins, presentes no trato gastrointestinal.
A serotonina está relacionada à sensação de bem-estar e satisfação.
São algumas das funções da serotonina: regulação do humor, sono, apetite, temperatura corporal, entre outras.
Em baixos níveis, a serotonina está relacionada com doenças como a depressão e a ansiedade.
O triptofano, aminoácido precursor da serotonina, não pode ser biossintetizado pelo ser humano, devendo ser obtido por meio dos alimentos.
Hábitos saudáveis e alguns medicamentos auxiliam no aumento dos níveis da serotonina.
A serotonina não pode ser confundida com a dopamina (envolvida com controle motor, funções endócrinas, cognição, compreensão, memória e emotividade) ou com a endorfina (relacionada principalmente com a capacidade analgésica).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que é serotonina?
A serotonina (5-HT) é um neurotransmissor, isto é, uma substância química que faz a comunicação dos neurônios (células nervosas), conduzindo a transmissão e passando as informações entre eles.

Imagine que o cérebro humano é um circuito elétrico, e que nesse circuito existem vários fios conectados. Cada circuito é responsável por uma função, como o circuito da dor e o circuito do prazer. No caso da serotonina especificamente, estão relacionados os sentimentos de satisfação, de vivacidade e disposição perante a vida, e de bem-estar.

A diferença entre os fios elétricos e nosso cérebro é que, em nosso cérebro, existem espaços entre um fio e outro, esse espaço é denominado sinapse, e é nela que os neurotransmissores atuam. A serotonina quase sempre é compreendida erroneamente como um hormônio, pois é um neurotransmissor, e serve para que a informação seja passada de um neurônio para o outro de maneira 
Representação gráfica de um neurônio, a célula na qual a serotonina atua.
Quando ocorre a baixa produção ou baixa liberação da serotonina, alguns centros importantes passam a não funcionar tão bem, e nesse caso provavelmente nos sentiremos mais angustiados, ansiosos ou paralisados. Isso significa que, para tolerarmos a dor e o estresse, precisamos ter uma boa quantidade de serotonina para que os neurônios sejam estimulados.

Entretanto, para que esse estímulo ocorra e desfrutemos desses benefícios, é necessária a ligação da serotonina com seus receptores. Existem diversos receptores, porém os mais importantes são o 5HT1-A, responsável pela tolerância física e psíquica, e o 5HT2-A, responsável pela adaptação, resolução e ação frente a situações de estresse.

Essa substância química está presente em abundância em algumas partes do nosso corpo, como no sistema nervoso central, nos neurônios serotoninérgicos dos núcleos da rafe, nas plaquetas e, em sua grande maioria (aproximadamente 95%), no trato gastrointestinal; é liberada na corrente sanguínea e produzida especificamente pelas células enterocromafins.

Síntese da serotonina
Em termos bioquímicos, a serotonina é produzida por uma série de reações químicas. O aminoácido triptofano é convertido em 5-hidroxi-triptofano por meio da enzima triptofano hidroxilase, sendo o produto final a 5-HT. Após a síntese da serotonina, ela fica armazenada em vesículas pré-sinápticas, que, pelo mecanismo de exocitose, são liberadas nas fendas sinápticas. Após sua liberação, a serotonina se liga a seus receptores, gerando uma ação.

Quando a serotonina é liberada por um neurônio, ela atua, como os demais neurotransmissores, pela ligação com receptores específicos, chamados serotoninérgicos. Atualmente existem diversos tipos de receptores da serotonina que estão presentes em partes diferentes do cérebro e são responsáveis por regular diferentes funções dela. Por exemplo, no sistema nervoso central, a 5-HT pode ser encontrada no mesencéfalo, ponte e bulbo, estando relacionada com o controle do apetite, o sono, alucinações, a percepção da dor, entre outros.

PORTEIROS

 Porteiros podem ter direito a 30% de adicional por insalubridade:              A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público d...